21°C 27°C
Natal, RN
Publicidade

Transformação digital e o metaverso industrial

Por Dale Tutt, vice-presidente de estratégias da indústria da Siemens Digital Industries Software

11/07/2024 às 11h34
Por: Adrovando Claro Fonte: Cauê Abdia
Compartilhe:
Transformação digital e o metaverso industrial

Em todos os setores, as empresas estão passando por um período de maior pressão e incerteza, mas também de oportunidades. A prevalência de produtos inteligentes e conectados em muitos setores continua aumentando à medida que as empresas buscam melhorar a funcionalidade e a experiência do usuário por meio de software e sistemas eletrônicos, além de um maior interesse em soluções sustentáveis. Enquanto isso, os desafios relacionados ao gerenciamento da cadeia de suprimentos, à dinâmica da força de trabalho e à inovação sustentável geram incertezas e, ao mesmo tempo, criam oportunidades para que as empresas tenham uma vantagem competitiva por meio de soluções criativas. Essas pressões, desafios e oportunidades estão levando as empresas a inovarem em suas operações e no que oferecem ao mercado.
 

Para prosperar no futuro, é fundamental que as empresas se tornem mais resilientes, ágeis e adaptáveis às condições dinâmicas. Isso é possível por meio de uma estratégia de transformação digital que utilize tecnologias importantes que incluem o gêmeo digital abrangente, engenharia de software e sistemas, a convergência de tecnologia operacional (TO) e tecnologia da informação (TI), inteligência artificial (IA) e o metaverso industrial – cada uma dessas tecnologias constitui uma faceta da transformação digital.
 

O domínio e a síntese dessas tecnologias permitirão o avanço das empresas em suas jornadas digitais, atingindo níveis superiores de maturidade da transformação digital e possibilitando recursos poderosos, como o projeto generativo alimentado por IA e a otimização de ciclo fechado.
 

Neste artigo, vamos falar mais sobre o metaverso industrial e como ele pode trazer a maior transformação na maneira como as empresas conduzem seus negócios. O metaverso industrial tem o potencial de reinventar a forma de projetar, fabricar e fazer a manutenção dos produtos. Ele combina a base física do gêmeo digital abrangente com as visualizações impressionantes do metaverso para criar um ambiente compartilhado e imersivo onde o aprendizado é mais rápido e intuitivo, os conceitos do projeto são mais facilmente compreendidos e onde novas ideias podem ser investigadas de forma rápida e completa para impulsionar a inovação no futuro.
 

Por que o metaverso industrial é mais do que CAD na realidade virtual (VR)

 

Os clientes do setor industrial continuam interessados no potencial do metaverso industrial para a visualização de alta fidelidade e em tempo real de sistemas em ambientes imersivos. Os ambientes imersivos do metaverso industrial podem ajudar a mudar a forma de projetar, certamente, mas também de fabricar e fazer a manutenção dos produtos, facilitando o trabalho das pessoas em toda a empresa.
 

Os leitores, sem dúvida, já ouviram falar do metaverso como um produto de consumo – concebido como um lugar virtual onde os usuários podem ir para jogar, socializar, fazer compras e até mesmo possuir propriedades virtuais. O metaverso industrial é semelhante apenas no nome e também é um ambiente virtual baseado na física que permite a avaliação, análise e previsão do comportamento com base em modelos determinísticos do produto, do processo, da fábrica e muito mais. Esse ambiente pode ser acessado usando várias tecnologias diferentes, incluindo a realidade aumentada e realidade virtual, e agrega e normaliza dados de várias fontes para permitir uma avaliação holística de um sistema ou produto em um único ambiente.
 

O resultado é um ambiente virtual, baseado na realidade física, que permite a conceituação, o projeto e a engenharia detalhada de produtos e sistemas complexos de forma rápida e intuitiva. Em vez de avaliar o desempenho do sistema utilizando apenas gráficos, tabelas ou dados brutos, os projetos podem ser visualizados e manipulados totalmente em 3D, permitindo a interação dos usuários com o gêmeo digital. Isso pode ajudar a identificar problemas que, no passado, muitas vezes eram descobertos somente com a construção dos protótipos e testes no mundo real, levando a atrasos nos prazos e aumento do custo e uso de materiais. Todos os problemas identificados no metaverso industrial podem ser resolvidos rapidamente por meio da rápida interação do projeto no mundo virtual, economizando tempo, recursos e dinheiro.
 

Além disso, o metaverso industrial não é um ambiente isolado das operações diárias de uma empresa. Pode usar dados de várias fontes, tanto reais quanto digitais e orquestrar esses dados em uma única experiência para o usuário. Isso reúne todas as informações em apenas uma visualização, permitindo mais transparência e uma compreensão mais profunda da dinâmica de um projeto de sistema, processo de produção, cadeia de suprimentos ou uma infinidade de outros aspectos. Com isso, é mais do que um espaço para criação, pois também permite que as empresas monitorem, analisem e gerenciem ativamente os ativos do mundo real em um processo de ciclo fechado, para que possam tomar decisões mais acertadas de engenharia e negócios.
 

Acesse o metaverso industrial por meio da transformação digital
 

Para atingir todo o seu potencial, o metaverso industrial deve se tornar mais do que uma versão visualizada do gêmeo digital. No chão da fábrica, cada movimento e cada ação devem ser registrados de forma precisa, envolvendo a física do mundo real. O aumento do acesso à computação na nuvem dará suporte ao metaverso industrial fornecendo o poder computacional necessário para apoiar a visualização imersiva com simulações físicas, aumentando consideravelmente seu valor no processo de projeto e desenvolvimento.
 

Ao aplicar a física do mundo real e dados operacionais robustos no metaverso industrial, podemos criar mais do que uma experiência de gamificação. O resultado pode ser um ambiente compartilhado e imersivo onde o aprendizado é mais rápido e intuitivo, os conceitos do projeto são compreendidos com mais facilidade e onde novas ideias podem ser investigadas de forma rápida e completa para impulsionar a inovação no futuro.
 

Esse ambiente poderoso é o ponto culminante das principais tendências tecnológicas que estão tomando forma em todos os setores atualmente. As empresas que abraçarem a jornada da transformação digital estarão bem posicionadas para superar os desafios no horizonte e sair na frente da concorrência, aproveitando os recursos do gêmeo digital abrangente, da engenharia de software e sistemas, dos sistemas integrados de TI e TO, da inteligência artificial e, por fim, do metaverso industrial.

 


Sobre o autor:
 

(Crédito da imagem: Siemens)


Dale Tutt é vice-presidente de estratégias da indústria da Siemens Digital Industries Software, liderando o desenvolvimento de soluções de transformação digital que atendem às necessidades específicas do setor em que operam os clientes. Tutt ingressou na Siemens em 2019 como vice-presidente de estratégias para a indústria aeroespacial e de defesa. Antes de vir para a Siemens, Tutt trabalhou na The Spaceship Company, empresa afiliada à Virgin Galactic, como vice-presidente de engenharia e vice-presidente de gerenciamento de programas, liderando o desenvolvimento de naves espaciais para o turismo espacial. Ele liderou a equipe em um voo espacial bem-sucedido em dezembro de 2018. Antes disso, Tutt trabalhou na Textron Aviation/Cessna Aircraft em funções de liderança nas áreas de programa e engenharia. Como engenheiro-chefe e diretor do programa Scorpion Jet, ele liderou uma equipe multifuncional dinâmica que projetou, construiu e pilotou o protótipo do Scorpion Jet em 23 meses, do conceito até o primeiro voo. Tutt também trabalhou como engenheiro na Bombardier Learjet e General Dynamics Space System Division.

 

Siemens Digital Industries Software ajuda empresas de todos os portes em sua transformação digital usando software, hardware e serviços da plataforma Siemens Xcelerator. O software e o gêmeo digital abrangente da Siemens permitem que as empresas otimizem seus processos de projeto, engenharia e manufatura para transformar as ideias de hoje em produtos sustentáveis do futuro. De chips a sistemas inteiros, de produtos a processos, para todos os setores. Siemens Digital Industries Software – Accelerating transformation.

A Siemens Digital Industries (DI) é líder em inovações de automação e digitalização. Colaborando com parceiros e clientes, a DI promove a transformação digital nas indústrias de processo e produção discreta. Com seu portfólio Digital Enterprise, a DI fornece a empresas de todos os portes um conjunto completo de produtos, soluções e serviços para integrar e digitalizar toda a cadeia de valor. Otimizado para atender às necessidades específicas de cada setor, o portfólio exclusivo da DI ajuda os clientes a aumentar a produtividade e a flexibilidade. A DI constantemente adiciona inovações ao seu portfólio para integrar futuras tecnologias de ponta. A Siemens Digital Industries tem sua sede global em Nuremberg, na Alemanha, e conta com cerca de 76 mil funcionários em todo o mundo.
 

A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas com recursos mais eficientes, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, além de serviços de saúde avançados, a empresa cria tecnologia com o propósito de agregar valor real para os clientes. Ao combinar o mundo real e o digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados para ajudar a transformar o dia-a-dia de bilhões de pessoas. A Siemens tem participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde.
 

No ano fiscal de 2023, encerrado em 30 de setembro de 2023, o Grupo Siemens gerou a receita de € 77,8 bilhões e lucro líquido de € 8,5 bilhões. Em 30 de setembro de 2023, a empresa tinha cerca de 320 mil funcionários em todo o mundo.

Lenium - Criar site de notícias