21°C 27°C
Natal, RN
Publicidade

A eficiência das fontes de energia solar e eólica passa pela utilização das Redes Inteligentes, explica gerente da CAS Tecnologia

Para Octavio Brasil, as Smart Grids podem facilitar a integração de Energias Renováveis nas Redes Elétricas

24/05/2024 às 17h31
Por: Adrovando Claro Fonte: Barbara Acácia Cristiano
Compartilhe:
 A eficiência das fontes de energia solar e eólica passa pela utilização das Redes Inteligentes, explica gerente da CAS Tecnologia

De acordo com o Ministério de Energia, até agosto de 2023, a expansão da capacidade instalada da matriz elétrica atingiu 7 Gigawatts (GW). Desse total, 6,2 GW têm origem em fontes solar e eólica, representando o maior aumento na geração solar e o segundo maior incremento na energia eólica. Segundo Octavio Brasil, gerente da CAS Tecnologia, a utilização de smart grids pode facilitar a integração das energias solar e eólica na rede elétrica, permitindo uma transição gradual e consistente para fontes de energia renovável.
 

Brasil destaca que, quando se trata de gestão de consumo e demanda instantânea, as smart grids possibilitam uma gestão mais eficaz da medição e da oferta de energia, permitindo rápidos ajustes e aprimorar o planejamento, o que é particularmente importante em sistemas com energias intermitentes, como a solar e a eólica. Para ele, com as redes inteligentes, o monitoramento, controle e consumo de energia limpa permitem uma gestão mais eficiente e otimizada do sistema – geração, transmissão e distribuição.
 

"A implementação de smart grids, em conjunto com o crescimento de fontes de energia renovável, representa um marco significativo na evolução do sistema elétrico. Ao integrar tecnologias avançadas de monitoramento, controle e automação, as smart grids capacitam e proporcionam confiança, inclusive aos empreendedores do setor, em prol de uma transição gradual e consistente para uma matriz energética mais sustentável e limpa. A combinação dessas tecnologias, presentes em etapas que se complementam do processo elétrico, permite uma gestão inteligente e adaptável da oferta e demanda de energia, maximizando o potencial das fontes renováveis, como energia solar, eólica e hidrelétrica, enquanto garantem a estabilidade e a confiabilidade do fornecimento da rede elétrica", ressalta.
 

O gerente da CAS Tecnologia explica que a implementação das smart grids pode melhorar a confiabilidade e a resiliência da rede elétrica, reduzindo o risco de falhas e interrupções no fornecimento de energia. Além disso, Brasil destaca que, com a implementação das redes inteligentes, há uma redução de custos operacionais, seja evitando custos desnecessários ou com significativo ganho de produtividade.
 

"A automação e a otimização proporcionadas pela smart grids podem gerar uma redução de custos operacionais para as concessionárias de energia, o que pode eventualmente trazer benefícios para os consumidores. É importante frisar que, com as informações detalhadas desse consumo, para fornecedores e consumidores de energia, a população pode tomar decisões mais conscientes sobre o uso de energia, o que pode levar a uma redução no consumo global e a uma maior eficiência energética", complementa.
 Com relação à integração de tecnologias emergentes, Brasil explica que as smart grids podem servir como uma plataforma para a integração de tecnologias emergentes, como a evolução de sistemas de armazenamento de energia e veículos elétricos, tornando a rede elétrica mais adaptável e preparada para o futuro.

“Ao criar uma infraestrutura flexível e interconectada, as smart grids não apenas facilitam a integração dessas tecnologias inovadoras, mas também catalisam o desenvolvimento de um ecossistema energético inteligente e adaptável, capaz de atender as demandas em constante evolução”, finaliza.

 

CAS Tecnologia 

A CAS Tecnologia é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de redes inteligentes, inteligência embarcada em equipamentos de campo e em serviços profissionais de alta complexidade, inclusive integrações entre sistemas corporativos, no Brasil e no mercado global, com presença em todos os continentes.

Suas soluções da CAS Tecnologia contribuem para a proteção à receita e a maior eficiência operacional, o que é importante para a qualidade dos serviços prestados, além da geração de valor agregado aos diversos processos de negócio dos seus clientes — entre eles 74% (31 de 42) das maiores concessionárias de energia do país. As soluções de Smart Grid são o principal foco da empresa.

A Plataforma Hemera, da CAS Tecnologia, está presente em 67% (28 de 42) das maiores distribuidoras de energia do Brasil, gerenciando dados de mais de 2,5 mi de pontos de medição de energia, água e gás, além de pontos de fronteira e clientes livres no sistema.

Para mais informações, acesse: Link.

Lenium - Criar site de notícias