21°C 27°C
Natal, RN
Publicidade

Feiras MundoGEO Connect, DroneShow Robotics, SpaceBR Show e Expo eVTOL reúnem mais de 8 mil profissionais

Eventos se consolidam como o maior encontro das Américas nos setores de inteligência geográfica, drones, espacial e “carros voadores”, juntando em um único espaço mais de 200 marcas e 180 palestrantes nos cursos, seminários e fóruns. Edição de 2025 já está confirmada para o mês de junho, no Expo Center Norte - Pavilhão Azul, em São Paulo

24/05/2024 às 17h25
Por: Adrovando Claro Fonte: Barbara Acácia Cristiano
Compartilhe:
Feiras MundoGEO Connect, DroneShow Robotics, SpaceBR Show e Expo eVTOL reúnem mais de 8 mil profissionais

As feiras MundoGEO Connect, DroneShow Robotics, SpaceBR Show e Expo eVTOL superaram as expectativas e reuniram 8.100 profissionais ao longo de três dias, um aumento de 42% em relação à participação da edição anterior. Organizados pela MundoGEO, empresa recentemente adquirida pela Italian Exhibition Group (IEG), os eventos ocorreram entre 21 e 23 de maio no Expo Center Norte - Pavilhão Amarelo, em São Paulo, e consolidaram como o maior encontro das Américas que reúne no mesmo espaço os setores de inteligência geográfica, drones, espacial e dos “carros voadores”.

A área de exposição, que cresceu 50% em metragem na comparação com 2023, reuniu 120 expositores que representaram mais de 200 marcas, com destaque para protagonistas nacionais e internacionais, como DJI, Topcon, Maxar, Head, Airbus, Capella Space, Nikon, Leica, Pentax, Trimble, Esri, Xmobots, Thales, Visiona, Quasar Space, ICEYE, Vertical Connect, Gohobby/EHang, Moya Aero. Além disso, a programação com 25 atividades entre cursos, seminários e fóruns, contou com 180 palestrantes de vários países, permitindo o compartilhamento de conhecimento e de experiências nesses mercados.

A principal novidade neste ano foi a primeira edição do Expo eVTOL, uma feira inédita na América Latina dedicada aos veículos elétricos de decolagem e pouso vertical, conhecidos como “carros voadores”. Na feira, as empresas apresentaram essas aeronaves inovadoras em desenvolvimento e outros já com modelos prontos para voar, só esperando a certificação para operar comercialmente.

Na área de conteúdo, os destaques do Fórum foram as presenças dos grandes fabricantes de eVTOLs, como Eve Air Mobility, Vertical Aerospace, EHang e Boeing, além de empresas internacionais encarregadas de prover a infraestrutura para este mercado decolar, como UrbanV, Skyports e OneSky. As autoridades aeronáuticas apresentaram os avanços no processo de certificação dos eVTOLs e dos vertiportos, além dos desafios e estágio atual das soluções de gerenciamento e controle do espaço aéreo.

No mercado espacial, o SpaceBR Show foi uma vitrine para empresas que constroem satélites e lançadores espaciais, popularmente conhecidos como foguetes, além da presença da Agência Espacial Brasileira (AEB) e do Comando da Aeronáutica (COMAER). No Fórum, os destaques foram as discussões sobre o Programa Espacial Brasileiro, os novos investimentos públicos, a participação do Brasil no projeto Artemis de retorno à Lua, direito espacial internacional e o crescimento das opções do venture capital investirem no setor.

A DroneShow Robotics trouxe as principais novidades em drones multirrotores e de asa fixa, para diversas aplicações, e empresas que oferecem geradores para recarga dos drones no campo, misturadores de produtos para pulverização e robôs terrestres e aquáticos usados para monitoramento de ativos. Nos seminários e fóruns, os principais assuntos foram as soluções utilizando drones e tecnologia embarcada para inspeções, mapeamento e pulverização.

“As feiras da MundoGEO, reunindo os setores de inteligência geográfica, drones, espaço e eVTOLs, formam uma combinação única no mundo. Dessa maneira, conseguimos potencializar os pontos de tangenciamento destas tecnologias, como a captura de realidade, processamento de imagens para diferentes tipos de análises utilizando inteligência artificial, soluções vindas do espaço e mobilidade aérea avançada”, aponta o CEO da MundoGEO, Emerson Granemann.

Para todos os segmentos das feiras, foram promovidas mais de 120 rodadas de negócios, conectando grandes compradores, como a Vale e Petrobras, entre outras, com potenciais fornecedores presentes na feira. Além disso, houve a competição de startups que mostraram seus pitches para potenciais investidores e o encontro com todos os coordenadores dos cursos de engenharia aeroespacial que, juntamente com os alunos, discutiram com o governo e a indústria como melhorar seus currículos para atender melhor às demandas de recurso humanos do setor espacial nacional.

Próxima edição

A edição de 2025 dos eventos MundoGEO Connect, DroneShow Robotics, SpaceBR Show e Expo eVTOL estará ainda maior. Por isso, as feiras acontecerão no Expo Center Norte - Pavilhão Azul, entre 3 e 5 de junho de 2025.

 

Sobre a MundoGEO

A MundoGEO é uma plataforma de disseminação de conhecimento, conexão de profissionais e geração de negócios nos setores espacial, drones, geotecnologias, robótica móvel autônoma e eVTOLs, publicando conteúdos no portal MundoGEO, nas redes sociais e realizando eventos (online e presenciais), como DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL. Mais informações em: www.mundogeo.com.

Lenium - Criar site de notícias