21°C 27°C
Natal, RN
Publicidade

De olho na saúde: como identificar problemas urinários nos pets?

ROYAL CANIN® indica os principais sinais para um diagnóstico precoce em gatos e cães

19/04/2024 às 09h54
Por: Adrovando Claro Fonte: Mayara Aiach
Compartilhe:
De olho na saúde: como identificar problemas urinários nos pets?

Os avanços da Medicina Veterinária ao longo das últimas décadas ajudaram a minimizar as consequências metabólicas que ocorrem no organismo dos pets a partir do surgimento de algumas doenças, promovendo qualidade de vida e retardando a progressão da condição. 

Segundo Letícia Tortola, Médica-Veterinária e Coordenadora de Comunicação Científica da Royal Canin Brasil, o Médico-Veterinário normalmente faz uma avaliação detalhada durante uma consulta de rotina para um diagnóstico precoce. “O tratamento em conjunto com um suporte nutricional adequado para cada afecção podem ajudar a manter o bem-estar do paciente e a minimizar os sintomas”, explica.

Dentre as diferentes afecções que podem acometer os gatos e cães e que a nutrição tem um papel fundamental, podemos citar as que ocorrem no trato urinário inferior, que compreende os ureteres, a bexiga e a uretra. Infecções, cálculos na bexiga e incontinência são alguns dos problemas e os sinais clínicos mais comuns apesar de serem variados, são: diminuição do apetite, fraqueza, apatia, dor ou esforço para urinar, sangue na urinae perda da vitalidade. Entre os principais fatores de risco para as afecções do trato urinário inferior estão:

Obesidade: esta condição está associada a um estado inflamatório crônico em animais, assim como em humanos. Além disso, gatos e cães obesos têm maior predisposição a desenvolverem problemas urinários. Exercícios e alimentação  sob medida podem colaborar na prevenção da obesidade e o médico-veterinário é o profissional que irá recomendar o tipo e a quantidade de exercícios e de alimentos que são indicados para cada animal.

Baixa ingestão hídrica: a concentração urinária aumentada devido à baixa ingestão de água e, consequentemente, à baixa eliminação da urina presente na bexiga pode predispor à sedimentos presentes na urina e à formação de cálculos. É importante que o tutor garanta acesso constante à água potável e inclua na rotina do pet estratégias para ingestão de água adequada.

Dieta incompatível: determinados alimentos podem influenciar fatores como pH e concentração de minerais na urina e, consequentemente, predispor à formação de  cálculos na bexiga. Por isso, é fundamental que o pet receba alimentação e orientação Médica-Veterinário adequadas desde o início da vida.

De olho na saúde dos pets, a ROYAL CANIN® mantém sua participação ativa em eventos do setor com objetivo de levar informações a Médicos-Veterinários, estudantes e tutores, além de apoiar no fomento da pesquisa e da ciência. Como parte deste compromisso, este ano, a marca patrocina a grade de Nefrologia e Urologia Veterinária, coordenada pelo Colégio Brasileiro de Nefrologia e Urologia Veterinária (CBNUV), na 5ª edição do Congresso VET em Foco, que acontece nos dias 23, 24 e 25 de abril, em Campinas (SP). 

O evento é realizado juntamente com a Feira SuperPet e reúne os melhores nomes da Medicina Veterinária do país. Na ocasião, novidades e temas importantes das áreas de nefrologia e urologia, dermatologia, cardiologia, diagnóstico por imagem, entre outras, serão discutidas entre os especialistas. Para mais informações sobre o evento, acesse o site. E para acompanhar as novidades da ROYAL CANIN®, visite o link

Sobre a ROYAL CANIN®

A ROYAL CANIN®, marca que oferece Saúde Através da Nutrição para gatos e cães, parte do Grupo Mars Inc., foi fundada pelo Médico-Veterinário Dr. Jean Cathary, em 1968. Ao longo dos anos, ultrapassou os limites da nutrição e do conhecimento, sempre pautada em ciência e observação, para o desenvolvimento de alimentos que atendam as necessidades individuais de cada pet, conforme sua idade, raça, porte, estilo de vida ou sensibilidade específica. Operando em 120 mercados, conta com mais de 8.000 associados ao redor do mundo, dentre eles 500 Médicos-Veterinários e Nutricionistas. Administra 16 fábricas e 2 pet centers, incluindo 1 centro de inovação e 7 laboratórios da rede Mars. No Brasil desde 1990, sua fábrica está instalada em Descalvado, interior de São Paulo, e disponibiliza mais de 250 diferentes alimentos disponíveis em canais especializados, em mais de 15 mil pontos de vendas no país. A ROYAL CANIN® se preocupa em gerar valor não somente para os pets, mas também para as pessoas e o planeta, promovendo um ecossistema mútuo e garantindo um futuro viável para as próximas gerações. Para saber mais visite o site.

 

Lenium - Criar site de notícias