21°C 27°C
Natal, RN
Publicidade

Você sabia? O Hemograma é o exame de sangue mais pedido pelos médicos de todo mundo

Conheça as curiosidades mais comuns sobre o Hemograma, exame mais popular entre os médicos

11/07/2024 às 11h59
Por: Adrovando Claro Fonte: Wendy de Oliveira
Compartilhe:
Você sabia? O Hemograma é o exame de sangue mais pedido pelos médicos de todo mundo

Provavelmente, se você já foi à uma consulta médica, seja para uma avaliação de rotina ou para investigar algum sintoma incômodo de saúde, saiu de lá com uma lista de exames de sangue para fazer. Seja qual for o motivo, é bem possível que você tenha recebido também um pedido de Hemograma completo. O exame está em quase metade dos pedidos médicos do Brasil e do mundo, graças a sua ampla capacidade de avaliação clínica, zero contra indicação e disponibilidade no sistema de saúde, seja público ou particular.

Conversamos com o Dr. Guilherme Pazzolo, cardiologista que compõe o corpo médico da Hilab, biotech brasileira especialista em exames de análises clínicas, e listamos aqui as principais – e mais comuns – curiosidades sobre o Hemograma. Confira!

O que é e para que serve o Hemograma?

O Hemograma Completo é um exame de sangue de rotina que avalia a quantidade e a qualidade das células sanguíneas: hemácias, leucócitos e plaquetas. Elementos responsáveis, respectivamente, pelo transporte do oxigênio, defesa e coagulação. Esse exame fornece informações importantes sobre a saúde do paciente e pode ajudar a detectar diversas condições médicas. Normalmente, essa avaliação é solicitada diante de quadros de fadiga, prostração, palpitações, falta de ar, febre persistente, calafrios e, principalmente, em casos de hemorragia. Por esse amplo leque de utilidades é que o exame figura em mais da metade dos pedidos médicos do mundo.

Onde e como pode-se fazer um Hemograma?

Atualmente, é possível fazer um Hemograma completo em laboratórios, clínicas particulares, hospitais e até em farmácias, com o advento da atual RDC 786/2023 – uma medida da Anvisa que amplia os espaços credenciados para a realização de exames de análises clínicas. Hoje, o exame pode ser realizado via punção sanguínea venosa, arterial e até capilar – aquela realizada por meio de um pequeno furo na ponta dos dedos, garantindo mais conforto durante a extração da amostra. Não existe contraindicação para a realização de um Hemograma, independente da forma de coleta, idade do paciente ou utilidade diagnóstica.

O Hemograma de farmácia é igual ao do laboratório tradicional?

Os exames realizados em farmácias apresentam alguns diferenciais em relação aos que são feitos nos laboratórios, como a velocidade de apuração e disponibilidade dos resultados, por exemplo, mas sua qualidade é a mesma dos exames realizados em laboratório, sendo aceitos por médicos para fins de auxílio diagnóstico. O hemograma que atualmente já pode ser realizado em algumas farmácias, que contam com essa opção de exame, é realizado em um dispositivo POCT (Point-of-care-testing).

Existe diferença entre o exame por punção capilar ou por coleta venosa?

Existe! O exame por coleta capilar é muito mais confortável, especialmente, para alguns grupos, entre eles: idosos, crianças e pessoas com algum quadro de fragilidade vascular ou em tratamentos oncológicos. Mas em relação aos resultados, a metodologia de coleta não interfere.

Quanto custa um Hemograma?

Em clínicas populares, os valores oscilam entre 10 e 25 reais. Nas farmácias, ele vai apresentar valores distintos, a depender principalmente da localização do estabelecimento, mas os preços giram em torno de 35 a 50 reais. Em hospitais e laboratórios, o Hemograma pode ter uma variação maior de preço, podendo chegar a 150 reais.

Em geral, quais doenças são possíveis diagnosticar a partir de um Hemograma?Anemias, Policitemias, Leucemias, Doenças Autoimunes, Doenças Neoplásicas, Deficiência de Vitaminas, Deficiência de Oligoelementos, Infecções, Doenças Medulares, Doenças Endócrinas (Hormonais) e Doenças Alérgicas.


 ‍‏   

 

Sobre a Hilab

A Hilab é uma biotech brasileira, especialista em tecnologia diagnóstica e saúde digital. Fundada em Curitiba e com sede também em Manaus, desenvolve dispositivos e tecnologias disruptivas para exames de análises clínicas, utilizando apenas algumas gotas de sangue. Foi a primeira empresa do mundo a oferecer um Hemograma Completo por punção capilar e Point-of-Care.

A partir de uma abordagem inovadora, viabiliza a entrega dos resultados em questão de minutos, proporcionando uma experiência mais ágil e eficiente. Utiliza uma plataforma que integra recursos de Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT), combinação que permite a digitalização de exames em qualquer local do mundo, funcionando como uma espécie de laboratório descentralizado. A empresa também oferece a possibilidade de realizar exames de forma in loco, sem a necessidade de enviar as informações remotamente.
 

Atualmente, a Hilab possui um portfólio com equipamentos pequenos, leves e portáteis, que podem realizar centenas de exames, dos mais simples e rotineiros até os mais específicos. É uma empresa que atua com times de especialistas em saúde e tecnologia, apoiados em estudos, pesquisas e dados, que corroboram com a transformação da jornada em saúde globalmente.
 ‍‏   

Lenium - Criar site de notícias