Lembrando a Dignidade Menstrual, a Essity, líder global em higiene e saúde, reafirma seu compromisso em promover a saúde menstrual e quebrar barreiras para o bem-estar da população. Ainda que 1,8 bilhão de pessoas menstruem todos os meses, o tópico ainda enfrenta uma lacuna para garantir um ciclo digno e saudável – de acordo com dados do Projeto V da Essity, metade das mulheres nunca discute sobre menstruação ou sobre sua própria zona V.
Superar essas diferenças possibilitará que mais pessoas participem e se envolvam plenamente em atividades na escola, no trabalho e na vida social, além de desenvolverem todo o seu potencial, o que pode impulsionar a economia global. No Brasil, por exemplo, 1 em cada 4 mulheres e meninas já perdeu um dia de aula ou de trabalho por conta da menstruação, segundo a pesquisa Global Hygiene and Health Survey de 2022 da Essity.
“Uma das mais importantes barreiras a se romper é a da falta de informação. As mulheres precisam conhecer seus corpos e as soluções ideais para uso”, afirma a médica ginecologista Maria Mariana Abreu, parceira de Libresse, marca da Essity para proteção íntima feminina. “Outro obstáculo é a dificuldade de comunicação, principalmente quando se fala de adolescentes. Por ser um tabu social, muitas meninas não se comunicam corretamente com suas famílias e não sabem como usar os produtos de forma adequada”, continua.
“Além disso, ainda existe o desafio de lidar com os problemas na condição financeira. Pessoas que menstruam e que vivem em situação de miséria não tem acesso a itens de higiene menstrual e, mesmo com projetos governamentais para melhorar essa questão, estamos longe de uma realidade ideal”, conclui.
Essity destaca quatro áreas chave para abordar essa lacuna na saúde menstrual:
Acesso a produtos menstruais: Cerca de 500 milhões de pessoas enfrentam dificuldades para acessar produtos menstruais e instalações de higiene adequadas.
Acesso à água limpa e saneamento básico: Pelo menos 367 milhões de crianças em todo o mundo, de acordo com a Unicef, não têm acesso a serviços sanitários adequados em suas escolas, o que afeta sua saúde menstrual.
Acesso a informações e educação inclusivas e precisas: Muitas pessoas carecem de conhecimento adequado sobre o ciclo menstrual e a menopausa, destacando a necessidade de educação inclusiva e acessível.
Ambiente livre de tabus e estigma: O estigma em torno da menstruação ainda é prevalente em muitas comunidades, impedindo discussões abertas e prejudicando o acesso a cuidados adequados.
A Essity está comprometida superar os obstáculos na saúde menstrual, para garantir cuidados menstruais acessíveis e saudáveis a mulheres, meninas, homens transexuais e pessoas não-binárias. Ao desafiar tabus, promover acesso à água limpa e saneamento, informações inclusivas e adequadas sobre menstruação, e espaços livres de tabus por meio de pesquisas e estudos, a empresa trabalha para criar um mundo em que todos possam prosperar, independentemente de seu ciclo menstrual.
PARCERIA WASH UNITED
Em conjunto com o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, 28 de maio, também é a data do Dia da Higiene Menstrual, que trabalha pela conscientização da importância de uma boa gestão da higiene menstrual em nível global. Neste ano, a Essity firma parceria com a ONG alemã WASH United, que instituiu a data de celebração, com o objetivo contribuir para acabar com o estigma da menstruação e ampliar essa mensagem em conjunto por meio de plataformas relevantes.
A Essity agora usa o logotipo do MH Day (Menstrual Hygine Day, em inglês) e os materiais da campanha, que comemora 10 anos em 2024. Além disso, a companhia participa de eventos e dos momentos de defesa organizados pela WASH United.
Sobre a Essity
A Essity é uma empresa líder global em higiene e saúde. Todos os dias, nossos produtos, soluções e serviços são usados por um bilhão de pessoas em todo o mundo. Nosso propósito é o de quebrar barreiras pelo bem-estar para o benefício dos consumidores, pacientes, cuidadores, clientes e da sociedade. Nossas vendas são realizadas em aproximadamente 150 países sob as marcas líderes globais TENA e Tork, assim como outras marcas fortes, como Actimove, Cutimed, JOBST, Knix, Leukoplast, Libero, Libresse, Lotus, Modibodi, Nosotras, Saba, Tempo, TOM Organic e Zewa. Em 2023, a Essity teve vendas líquidas de aproximadamente 147 bilhões de coroas suecas (13 bilhões de euros) e empregou 36.000 pessoas. A sede da empresa está localizada em Estocolmo, na Suécia, e a Essity está listada na Nasdaq Stockholm. Para mais informações, acesse o site.
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