21°C 27°C
Natal, RN
Publicidade

5 dicas para encontrar a moradia universitária ideal

Segundo especialista da Uliving, há algumas formas de selecionar uma boa residência mesmo no curto período que antecede o início das aulas

11/07/2024 às 11h01
Por: Adrovando Claro Fonte: Mariana Lanfranchi
Compartilhe:
5 dicas para encontrar a moradia universitária ideal

À medida que os resultados dos vestibulares são divulgados nas principais capitais brasileiras, uma nova jornada começa para milhares de universitários. Com as matrículas e o início das aulas se aproximando, diversos desafios começam a surgir para os estudantes, como encontrar uma moradia que enriqueça a trajetória acadêmica. 

Segundo Ewerton Camarano, CEO da Uliving, empresa pioneira no conceito student living no Brasil, o jovem precisa priorizar um ambiente que favoreça não apenas os seus estudos, mas também o desenvolvimento pessoal. “É uma decisão que vai além do espaço físico. Os cursos duram anos e compõem uma fase que molda o caráter das pessoas. Por isso, a escolha da residência não se trata de um ‘teto’, e sim de um ecossistema completo”, afirma.

Pensando que muitos estudantes terão que se mudar em pouco tempo para iniciarem essa nova etapa que durará alguns anos, o especialista listou 5 dicas de como selecionar a moradia universitária ideal. Confira: 

Procurar as comunidades estudantis

Um bom ponto de partida para não errar a opção de moradia é se inserir nas comunidades estudantis, dialogando com veteranos e outros alunos. “Muitas outras pessoas já estiveram na pele do calouro e podem oferecer recomendações valiosas, que atendam às necessidades específicas do estudante em questão”, pontua Camarano.

Avaliar a localização

Mais do que uma estrutura confortável e que supra as demandas do universitário, o local em que a moradia se localiza é outro ponto crucial. É extremamente relevante considerar as opções de acesso e deslocamento da universidade, acessibilidade ao transporte público e disponibilização de serviços que facilitem o dia a dia, como conveniências, mercados, alimentação e opções de lazer.

“Uma localização estratégica pode fazer toda a diferença na vida acadêmica, possibilitando uma gestão de tempo eficiente”, complementa o CEO da Uliving. 

Valorizar áreas compartilhadas e de lazer

Priorizar espaços  que promovam a vida em comunidade também é um ponto-chave no momento de escolher uma moradia universitária. De acordo com Camarano, espaços compartilhados e de lazer são tão essenciais quanto os ambientes internos dos empreendimentos.


“Uma experiência acadêmica não se trata só dos estudos individuais. É um processo que envolve crescer em conjunto e formar uma rede de apoio vital para os desafios que virão. Não à toa, alguns amigos são levados para toda a vida”, destaca.

Praticidade da estrutura

Muitos universitários não chegam empregados para os seus cursos, o que torna o custo-benefício um fator ainda mais essencial na moradia. As despesas precisam ser consideradas à risca, evitando surpresas desagradáveis e ajudando a planejar melhor o orçamento da jornada acadêmica.

“É imprescindível optar por uma residência que caiba no seu bolso, mas a organização também é uma aliada do preço. Na Uliving, por exemplo, as contas são organizadas em uma única mensalidade, para simplificar a gestão das contas, como aluguel, condomínio, IPTU, energia elétrica, estacionamento,  água e gás . Com isso, os universitários  conseguem direcionar os seus gastos de um modo mais assertivo”, explica o CEO da Uliving.

Cuidado com as questões burocráticas

Por fim, vale frisar que o estudante pode escolher soluções que desafoguem a burocracia, mas há alguns pontos que definitivamente devem ser analisados com calma, como, principalmente, os contratos de aluguel. “Os documentos requisitados para uma negociação como essa garantem que o jovem tenha uma transição tranquila e segura para a nova moradia. Do comprovante de matrícula à necessidade de um fiador, cada passo que formaliza a estadia do morador precisa ser observado com atenção”, conclui Camarano.

Sobre a Uliving

Fundada em 2012, a Uliving Student Housing é uma das maiores redes de moradias universitárias do Brasil. A empresa oferece mais de 1.6 mil camas e uma estrutura completa de moradia aos jovens que saem de casa para estudar. Além de apartamentos totalmente mobiliados e espaços de convivência, a companhia também visa criar ambientes que promovem o bem-estar, o desenvolvimento integral e o senso de comunidade e pertencimento. 

No início de 2018, a marca se associou à VBI Real Estate, gestora de Fundos de Private Equity, e a Grosvenor, consolidando assim seu plano de expansão, e já possui sete unidades em funcionamento nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. 

Lenium - Criar site de notícias