21°C 27°C
Natal, RN
Publicidade

Erros comuns na área fiscal cometidos pela maioria das empresas empresas brasileiras

Erros fiscais estão entre os principais desafios enfrentados pelas empresas de todas as modalidades, especialmente, entre as empresas familiares.

17/06/2024 às 18h05
Por: Adrovando Claro Fonte: Daiana Barasa
Compartilhe:
Erros comuns na área fiscal cometidos pela maioria das empresas empresas brasileiras
O Brasil possui um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, o que exige que as empresas dediquem muito tempo para cumprir suas obrigações fiscais.

Estudo conduzido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) solicitado pelo Instituto Brasileiro de Certificação e Monitoramento (IBRACEM), mostrou que, em média, 90% das empresas brasileiras apresentam algum problema fiscal.

Dentre as principais pendências incluem-se atrasos no pagamento de impostos, quanto à entrega das obrigações acessórias ou não cumprimento das exigências impostas pelo Fisco.

Erros fiscais na empresa familiar – realidade da maioria dos negócios

À frente da T4 Consultoria, com ampla experiência na área de consultoria para empresas de controle e Gestão Familiar, abordo sobre essa realidade, expondo as principais falhas fiscais na empresa familiar brasileira.

Omissão de receitas

Esta é uma prática ilícita decorrente da não emissão de documentos fiscais ou inconsistências no registro de receitas.

É essencial que as empresas estejam atentas a essas práticas ilegais, que podem resultar em multas e sanções da fiscalização tributária, cada vez mais rigorosa em sua atuação.

Incompatibilidades nas transações financeiras

Dentre os erros fiscais na empresa familiar, destacam-se registros contábeis imprecisos sem conformidade com as normas fiscais.

A tecnologia é uma importante aliada das autoridades tributárias para o monitoramento das transações financeiras das empresas, sendo assim, por meio do cruzamento de dados entre as receitas declaradas pelas empresas e os valores creditados em conta, o Fisco pode identificar transações financeiras incompatíveis ou sem origem comprovada ao cruzar os dados das receitas declaradas pelas empresas com os valores creditados em contas bancárias ou recebidos por meio de cartões de crédito e débito.

Erros na apuração dos tributos

O cálculo e o recolhimento de impostos, taxas e contribuições é um processo que reúne complexidades relacionadas aos muitos detalhes e regras presentes no sistema tributário brasileiro.

Dentre os principais erros que podem ocorrer no processo, estão como não aproveitar corretamente os créditos tributários disponíveis, utilizar esses créditos de maneira inadequada, aplicar alíquotas e bases de cálculo erradas, ou usar classificações fiscais e legislações desatualizadas, o que pode resultar em penalidades e em problemas de conformidade.

Ausência de softwares adequados

Como resultado das falhas fiscais na empresa familiar também está a ausência de softwares adequados ou de sistemas de automação para que as empresas possam ser mais assertivas nas análises contábeis e fiscais.

Inúmeros negócios recaem no erro de utilizar recursos manuais que levam à maior incidência de erros humanos, sendo assim, podem por meio dos softwares solucionar problemas frequentes, como:
  • Duplicação de lançamentos;
  • Fluxo de caixa com datas desconexas;
  • Falhas nos lançamentos de valores;
  • Apuração incorreta de tributos e juros;
  • Problemas ligados às etapas de conferência;
Entre outros.

Importância dos profissionais externos para melhorar o desempenho financeiro das empresas

Este e outros erros fiscais na empresa familiar e em empresas no geral podem ser solucionadas com o apoio da experiência de profissionais externos ao negócio, que orientarão para as melhores práticas e ações para atender à regularidade fiscal.

Artigo publicado por pesquisadores da FGV EAESP na “Revista Brasileira de Gestão de Negócios”, apontou que a presença de diretores externos impactam positivamente a performance das empresas familiares  e não familiares, portanto, a independência do conselho auxilia na redução de conflitos, além de promover uma governança corporativa eficiente.  

A transparência nas atividades empresariais assim como o planejamento fiscal estão entre os principais desafios da atualidade entre as empresas de gestão familiar, sendo assim, a busca por mecanismos que diminuam a incidência de problemas recorrentes, é urgente.

Vale salientar que inúmeras empresas podem estar incorrendo em altos custos com obrigações fiscais devido à falta de conhecimento tributário e erros no gerenciamento e controle desses processos. Busque apoio especializado o quanto antes. 


Marcelo Viana, fundador da T4 Consultoria, com ampla experiência em cargos executivos em grandes empresas brasileiras. É uma das principais referências quando o tema é Gestão Familiar.
 


Lenium - Criar site de notícias