21°C 27°C
Natal, RN
Publicidade

Políticas públicas para a primeira infância serão debatidas por autoridades nacionais e estrangeiras, em Jundiaí (SP)

Pedagogo italiano Francesco Tonucci, fundador da rede Mundial Cidade das Crianças, está entre os convidados já confirmados

17/06/2024 às 11h32
Por: Adrovando Claro Fonte: Marco Paulo Ferreira
Compartilhe:
Políticas públicas para a primeira infância serão debatidas por autoridades nacionais e estrangeiras, em Jundiaí (SP)

Políticas públicas voltadas para a primeira infância serão debatidas e apresentadas por especialistas e gestores públicos de diferentes esferas, além de convidados de outros países, em um evento que será sediado em Jundiaí (SP), cidade a 45 quilômetros da capital paulista. Será o “2º Encontro Brasileiro Cidades das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias”, entre os dias 12 e 17 de agosto.
 

Entre os convidados estrangeiros, já é certa a participação do pedagogo italiano Francesco Tonucci, Fundador da Rede Mundial Cidade das Crianças, grupo formado por aproximadamente 200 cidades em 15 países da América Latina e da Europa, que tem por objetivo garantir nessas localidades a liberdade e autonomia das crianças como condição para que as suas cidades sejam verdadeiramente democráticas.


Será a segunda vez que o pedagogo virá a Jundiaí (ele esteve na edição passada do evento, em março de 2023) e nesta nova oportunidade ele pretende abordar questões como o direito das crianças à educação, ao brincar, à saúde e à cultura. De acordo com Tonucci, para avançarmos sobre essas garantias, é necessário que os políticos ouçam o que as crianças têm a dizer: “O que falta a elas, falta a todos”.


Em Jundiaí, conhecida como “Cidade das Crianças”, o prefeito Luiz Fernando Machado garante que os pequenos são ouvidos. “Além da inclusão de um capítulo dedicado exclusivamente à primeira infância no nosso Plano Diretor, temos no município, desde 2018, o Comitê das Crianças. Formado por 25 membros, o grupo debate e aponta melhorias para a cidade, e são atendidas sempre que possível”, diz.


A iniciativa foi uma demanda do pedagogo Tonucci, quando Jundiaí foi escolhida para ser a sede brasileira da Rede Mundial Cidade das Crianças, devido as políticas públicas já adotadas pela prefeitura. “Boas ideias e com fácil execução, algumas medidas têm causado a transformação na forma como pensamos a cidade, principalmente no que diz respeito às crianças. Por isso, estamos de portas abertas para compartilhar nossa experiência e o que já construímos”, conclui o prefeito.


 

Lenium - Criar site de notícias