21°C 27°C
Natal, RN
Publicidade

Dia Mundial da Educação - 28 de abril Como a Inteligência Artificial pode atuar a favor do aprendizado

Professor Daniel Ferretto, influenciador de Matemática e fundador da Plataforma Professor Ferretto, lista motivos para aderir IA generativa, como, o chat GPT, no estudos de maneira produtiva e eficaz

06/05/2024 às 11h12
Por: Adrovando Claro Fonte: Luisa Vieira
Compartilhe:
Dia Mundial da Educação - 28 de abril Como a Inteligência Artificial pode atuar a favor do aprendizado

Com o avanço da tecnologia, a Inteligência Artificial (IA) está sendo implementada em diversas áreas, entre elas a educação, na última semana (17), o governo de São Paulo anunciou que planeja implementar um projeto-piloto para utilizar plataformas de Inteligência Artificial, como o Chat GPT no planejamento de aulas nas escolas. A IA generativa pode ajudar e muito a melhorar o aprendizado, seja na organização de conteúdos ou mesmo melhorar a performance.
 

O uso de ferramentas tecnológicas não apenas pode otimizar o tempo de estudos, como pode ser um complemento a o que é visto em sala de aula, de maneira mais aprofundada e funcionar como um reforço na preparação dos candidatos de vestibulares e Enem.
 

Neste mês de abril, quando se comemora o Dia Mundial da Educação (28), é importante discutir outras formas de aprendizado, além do ensino tradicional. Afinal, como dizia Paulo Freire, aprender envolve construção, reconstrução e autonomia. Por isso, diversos professores apoiam o uso da ferramenta para certas atividades.

“Durante o segundo semestre do ano, os alunos focam em atividades extracurriculares para as provas de final de ano, e a Inteligência Artificial é uma grande aliada neste período. Os recursos de IA são capazes, por exemplo, de criar um cronograma de atividades e distribuí-las em determinados horários, para que os estudantes possam se organizar e estudar os conteúdos regradamente”, comenta o influenciador de Matemática Daniel Ferretto, que tem mais de 3 milhões de seguidores no Youtube e é fundador da Plataforma Professor Ferretto, 100% on-line e com foco na preparação para o Enem e vestibulares.

O influenciador listou motivos para aderir ao uso da IA na hora de estudar:

Personalização no plano educacional

A IA é capaz de processar grandes volumes de dados e realizar análises detalhadas do desempenho de um aluno. Isso ajuda educadores e alunos a identificar padrões, compreender o progresso ao longo do tempo, e destacar áreas em que mais esforços são necessários.

"A Inteligência Artificial na educação é como um espelho que reflete com precisão o desempenho dos alunos, fornecendo insights valiosos para aprimorar suas habilidades e estimular o crescimento contínuo", resume Ferretto.
 

Auxílio de aprendizado em novas línguas

Esta tecnologia também facilita o estudo de línguas estrangeiras como o Inglês e o Espanhol, cobrado no Enem e na maioria dos vestibulares. Isso porque as ferramentas fornecem traduções de alta qualidade e recursos de compreensão de idiomas. Para o docente, a IA serve como um aliado. “Com a ajuda de assistentes virtuais, os estudantes podem praticar a fala, a escrita e a compreensão oral em diferentes idiomas, expandindo suas habilidades linguísticas.”, avalia.

Recursos para análise de desempenho

Outra vantagem da Inteligência Artificial é auxiliar o candidato a analisar seu histórico de desempenho nas provas anteriores com mais eficácia, e com essa avaliação traz maior autoconfiança para o candidato e ajuda na performance futura.

“Por meio dos recursos e gráficos gerados via IA, o candidato pode identificar a frequência dos temas e quais têm mais chance de cair nos exames futuros, entendendo melhor seus pontos fortes e fracos, e mirando em seus objetivos” , diz o docente.

Desafio ético

No entanto, é preciso ter cautela ao utilizar a Inteligência Artificial como ferramenta nos estudos, pois é importante usar o sistema de forma responsável e moral, tendo em mente que ele é apenas um complemento do que é aprendido em sala de aula.

“Para usar a favor, é preciso que o uso seja consciente. O emprego da Inteligência Artificial na educação requer não apenas o ensino das máquinas, mas também a disseminação contínua dos valores humanos, para que a evolução tecnológica seja de fato sinônimo de progresso educacional e ético”, finaliza Ferretto.

Simulados inteligentes

E não somente os próprios alunos podem lançar mão desses recursos, como também as plataformas online de estudo, que oferecem conteúdo complementar e ganharam ainda mais força após a pandemia de Covid-19, com o ensino phygital- que mescla as aulas presenciais com o aprendizado remoto- sendo cada vez mais adotado por instituições e estudantes de todo o Brasil.
 

Plataforma Professor Ferretto é um dos canais que vem apostando na Inteligência Artificial a favor do estudo. Desde o início do ano, os alunos podem recorrer ao “Simulado Inteligente’’, uma ferramenta que ajusta os simulados de provas diariamente, conforme a performance do aluno. Questões de nível fácil, médio e difícil são geradas e adicionadas ao simulado conforme as respostas do treineiro. Dessa forma, o candidato consegue praticar o conteúdo aprendido de uma maneira muito mais efetiva e de acordo com as próprias particularidades.

“Quando os estudantes têm acesso a plataformas que possuem Inteligência Artificial, fica muito mais fácil assimilar os conteúdos, e também testar seus conhecimentos e identificar pontos de melhoria, porque os materiais são desenvolvidos de acordo com as necessidades de cada um. Consequentemente, o resultado nas provas é melhor”, finaliza Ferretto.

 

Sobre a Plataforma Professor Ferretto - A plataforma é uma das maiores do país no segmento e tem o objetivo de oferecer um ensino de qualidade acessível aos jovens. Atualmente, conta com mais de 70 mil estudantes em todo o país, que se preparam para as provas do Enem e dos vestibulares mais importantes com aulas online. Por meio da plataforma, os candidatos podem fazer o seu próprio cronograma, sem sair de casa para estudar. Nesse espaço virtual, têm acesso a diversos materiais e um total de 14 professores das principais disciplinas, todos altamente qualificados e que uniram forças para ensinar, orientar e dar acesso aos conteúdos.

 

Lenium - Criar site de notícias