21°C 27°C
Natal, RN
Publicidade

Saiba o que pode e o que não pode levar no dia do Concurso Público Nacional

As provas serão aplicadas no dia 5 de maio, simultaneamente em 228 cidades das 27 unidades da Federação

15/04/2024 às 18h01
Por: Adrovando Claro Fonte: Secom/Presidência da República
Compartilhe:
 Saiba o que pode e o que não pode levar no dia do Concurso Público Nacional

Agora restam apenas 20 dias para a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), também conhecido como Enem dos Concursos. Além de revisar os conteúdos, é importante que cada pessoa inscrita fique atenta ao que pode e o que não pode levar no dia das provas, prevista para o dia 5 de maio.


De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), mais de 2,14 milhões de pessoas em todo o país vão disputar as 6.640 vagas oferecidas no maior processo seletivo para o serviço público do país. As provas serão aplicadas simultaneamente em 228 cidades das 27 unidades da Federação e terão questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação.


Ao chegar no local de prova, os candidatos deverão apresentar o cartão de confirmação da inscrição, que poderá ser impresso a partir do dia 25 de abril, na página do candidato. Além dele, deve ser apresentado o documento de identidade original com foto. Em nenhuma hipótese serão aceitas cópias dos documentos, mesmo que autenticadas.


No caso dos documentos digitais, conforme o edital, o candidato deverá acessar o aplicativo no momento da identificação, que ocorrerá na entrada da sua sala. Por isso, é importante que já tenha o aplicativo baixado no seu celular.


O aplicativo pode ser acessado mesmo sem internet — mas vale testar antes, para se certificar que a aplicação está funcionando corretamente. Não serão aceitas fotografias do documento, mesmo que estejam na galeria do telefone.


CANETA PRETA TRANSPARENTE — O candidato deverá levar caneta preta de material transparente para utilizar no dia das provas. Não serão fornecidas canetas e não será permitido se comunicar durante as provas. Por isso, é recomendado que os candidatos levem mais de uma caneta reserva.


ROUPAS E ACESSÓRIOS — É recomendado o uso de roupas e sapatos confortáveis no dia da prova, pois serão dois turnos de aplicação e a pessoa ficará sentada por um longo período.

Não será permitido o uso de relógio de qualquer tipo. É proibido também o uso de óculos escuros ou de quaisquer acessórios de chapelaria (chapéu, boné, gorro) ou protetores auriculares.


ALIMENTAÇÃO — É permitido que os candidatos levem alimentos e água no dia da prova. As embalagens dos alimentos devem estar lacradas e as garrafas de água precisam ser transparentes.


ELETRÔNICOS — Conforme o edital, o candidato será eliminado se for constatado, durante as provas, o porte ou o uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro (eletrônicos ou não), tais como agendas eletrônicas ou similares, gravadores, pendrive, mp3 player ou similar, fones de ouvido, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, telefones celulares, microcomputadores portáteis ou similares.

Candidatos também serão eliminados, se forem surpreendidos, durante as provas, em qualquer tipo de comunicação com outro candidato ou utilizando máquinas de calcular ou similares, livros, códigos, manuais, apostilas, impressos ou anotações.


ENVELOPES PORTA-OBJETOS — A Fundação Cesgranrio fornecerá aos candidatos envelopes porta-objetos para a guarda de materiais e aparelhos celulares, que deverão ficar desligados durante toda a prova. Lembre-se de desativar eventuais alarmes. Os envelopes deverão ser lacrados e identificados antes de o candidato se dirigir à carteira onde fará as provas e deverão ser guardados embaixo da carteira. Os candidatos só poderão abrir os envelopes com seus pertences e ligar o aparelho celular após finalizarem as provas e estiverem do lado de fora dos locais de prova.


TURNOS DE PROVA — As provas serão aplicadas em dois períodos:

MANHÃ

  • 07:30 — Abertura dos portões
  • 08:30 — Fechamento dos portões
  • 09:00 — Início da aplicação
  • Duração da prova: 2h30

TARDE

  • 13:00 — Abertura dos portões
  • 14:00 — Fechamento dos portões
  • 14:30 — Início da aplicação
  • Duração da prova: 3h30

Pela manhã, os inscritos para os blocos de nível superior (1 a 7), responderão 20 questões objetivas — de múltipla escolha — sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico. Para o bloco de nível médio (bloco 8), os candidatos farão 20 questões objetivas — de múltipla escolha — e uma redação.


À tarde, os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7), responderão a 50 questões objetivas — de múltipla escolha — de conhecimentos específicos. Enquanto os inscritos no bloco de nível médio farão mais 40 questões objetivas — de múltipla escolha. As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino.


PERMANÊNCIA EM SALA — O tempo mínimo de permanência nos locais de provas em ambos os turnos é de duas horas. Caso termine antes do tempo, aproveite para revisar as questões. Caso o candidato saia antes, será eliminado do concurso.


CADERNO DE PROVAS — Para reforçar a segurança do Concurso Nacional, os candidatos não poderão levar o caderno de provas, em nenhum dos turnos.


RESULTADOS — A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação está prevista para 3 de junho. A divulgação final dos resultados deve ocorrer em 30 de julho. No dia 5 de agosto, o Governo Federal iniciará a convocação dos aprovados para posse e cursos de formação.


Para mais informações sobre o Concurso Nacional, acesse a página oficial do MGI.

Lenium - Criar site de notícias