21°C 28°C
Natal, RN
Publicidade

Empresa Vila faz parceria pioneira com a UFRN para curso de Tanatopraxia

Não há necessidade de uma capacitação anterior na área da saúde, basta que os candidatos tenham o ensino médio completo.

20/02/2024 às 10h08
Por: Adrovando Claro Fonte: Ska Comunicação
Compartilhe:
Marivaldo Amaro, da Empresa Vila, com os professores Expedito Nascimento, Celcimar Alves, Gabriel Bandeira e Paulo França, da UFRN
Marivaldo Amaro, da Empresa Vila, com os professores Expedito Nascimento, Celcimar Alves, Gabriel Bandeira e Paulo França, da UFRN

Em uma iniciativa pioneira no Brasil, a Empresa Vila abre as portas para receber o curso de capacitação de Tanatopraxia oferecido pelo Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O curso acontece entre os dias até o dia 10 de março e toda a carga horária de estágio será realizada no laboratório da Empresa Vila.

Além disso, o supervisor do setor de Tanatopraxia da Empresa Vila, Marivaldo Amaro, que é referência na área, será um dos professores. A formação terá aulas teóricas e práticas, em que os alunos vão aprender sobre anatomia do corpo humano, conceito e história da Tanatopraxia no Brasil, prática e a rotina de trabalho profissional, além de conceitos de ética, proteção individual e atividades práticas.

Não há necessidade de uma capacitação anterior na área da saúde, basta que os candidatos tenham o ensino médio completo. Com a formação, os profissionais podem atuar em empresas públicas e privadas, atuar de forma autônoma e usar o conhecimento em concursos públicos da Polícia Científica ou nas prefeituras que possuem o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO).

A tanatopraxia é o nome dado aos procedimentos utilizados para a higienização, a preparação e a conservação de cadáveres, com o objetivo de retardar a decomposição natural. Tanatopraxista é o nome do profissional da área que usa manejos específicos para trocar os fluidos corporais por substâncias conservantes, utilizando técnicas desenvolvidas para esconder possíveis falhas (cortes e hematomas, por exemplo) e melhorar a aparência estética dos falecidos para as cerimônias de despedida.

Lenium - Criar site de notícias