21°C 27°C
Natal, RN
Publicidade

29ª FIART apresenta novidades durante lançamento oficial

Feira acontece de 19 a 28 de janeiro no Centro de Convenções de Natal com o tema “Encantos feitos a mão”

11/01/2024 às 19h06
Por: Adrovando Claro Fonte: G7 Comunicação
Compartilhe:
foto: Canindé Soares
foto: Canindé Soares

No Neuma Leão Buffet, em Natal, aconteceu o lançamento da 29ª edição da Feira Internacional de Artesanato – FIART, evento que é sinônimo de história, cultura, tradição, arte, cores, sabores e negócios, tudo em um só evento, além de promover o artesanato, o empreendedorismo e a cultural no Rio Grande do Norte. A feira acontecerá de 19 a 28 de janeiro de 2024, no Centro de Convenções de Natal, com a temática “Encantos feitos a mão”.

De acordo com Neiwaldo Guedes, idealizador e fundador da FIART, a expectativa de público para este ano é de 50 mil pessoas. A 29ª edição contará com 1.500 expositores, 320 stands, com a inovação de 12 salões de exposição. “Esperamos um público maior que no ano passado. Teremos uma área de exposição de 2.500m² de feira, com participação de países como: Senegal, Equador, Peru, Quênia, Colômbia e Turquia. O ingresso custará apenas R$ 10,00”, explica o diretor da FIART.    

Com a presença da imprensa, autoridades, artesãos, patrocinadores e organizadores, a FIART apresentou as novidades para edição de 2024, como a criação do Salão do Bordado SEBRAE/RNOficinas do Fazer, para os artesãos e iniciantes, divididas nas categorias de macramê, crochê, cartonagem e fibras e, Oficina de Empreendedorismo e Precificação. A organização divulgará em breve mais informações dessas atividades.

Outra grande novidade é que este ano, o público da FIART terá acesso a inúmeras ações e uma troca histórico-cultural imensurável dentro de uma ampla programação. Esta, promovida por um pilar essencial que se consolida e cresce anualmente, o Festival FIART Cultural. O projeto traz um conteúdo integrado de quatro ações, sendo elas: 

- Mostra de Arte e Cultura: Shows, Dança, Batalha de Breaking, Mostra de Cordel, Mostra de Bandas e Mostra de João Redondo; 

- Festival Parafolclórico (competitivo); 

- Salão “O Melhor do artesanato potiguar”

- Seminário Nacional de Cultura Popular: Tradições, Ancestralidade e Identidade Cultural.

O Festival Fiart Cultural dedica-se a ser um palco para a cultura popular, um espaço de reconhecimento para os diversos artistas que dedicam sua energia para chegar até o povo e também para salvaguardar as tradições. Busca também ser um espaço para a maior diversidade das expressões culturais, desde os brincantes àqueles que fazem a música de barzinho que está no dia-a-dia das pessoas. Desta forma, o Festival cumpre a missão de dispor as artes potiguares nas mais diversas linguagens, literatura, dança, música e as manifestações das tradições populares de todos os tempos, sempre conectado com a atualidade.

Com quase três décadas de existência, a FIART é uma excelente oportunidade para o público potiguar e os turistas que visitam Natal em janeiro e, uma grande vitrine para os artesãos e fazedores de cultura do país. A Feira é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com o patrocínio e apoio do Sebrae/RN e Prefeitura de Natal; organização da Espacial Eventos. Toda a programação cultural tem o incentivo da Lei Municipal Djalma Maranhão, com patrocínio da Prefeitura do Natal e Unimed Natal. 

Fique por dentro da programação, das novidades e mais informações através das nossas redes sociais no @feirafiart 

Lenium - Criar site de notícias