°C °C
Publicidade

Alunos de Natal participam de concerto da Marinha do Brasil

O concerto contou com apresentações do pelotão de Ordem Unida Silenciosa, Banda Marcial, Fuzishow e a sinfônica do corpo de Fuzileiros Navais.

18/08/2023 às 15h24
Por: Adrovando Claro Fonte: SME Natal
Compartilhe:
foto: Adrovando Claro
foto: Adrovando Claro

Alunos das escolas municipais Professora Emília Ramos e Professor Ascendino de Almeida participaram de um concerto da Marinha do Brasil no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. O evento aberto ao público foi incluído nas aulas de campo do projeto Pelotão da Cidadania e Protagonismo Juvenil, realizado pelo Setor de Articulação Escola e Comunidade (SAEC) do Departamento de Atenção ao Educando (DAE) da Secretaria Municipal de Educação (SME).

O concerto contou com apresentações do pelotão de Ordem Unida Silenciosa, Banda Marcial, Fuzishow e a sinfônica do corpo de Fuzileiros Navais. O pelotão de Ordem Unida Silenciosa chamou muito a atenção dos alunos, porque realizou movimentos precisos, sincronizados com fuzil, demonstrando grande capacidade de trabalhar em equipe com precisão e atenção aos detalhes. A Banda Sinfônica exibiu músicas populares, eruditas, instrumentais e cantadas; a Banda Marcial fez dobrados militares e canções populares adaptadas.

Os alunos também visitaram as dependências do Parque da Cidade, como a sala de Paleontologia, exposições de fotos e artes plásticas e a biblioteca. "As crianças vieram para o Parque da Cidade prestigiar o concerto da Marinha do Brasil, para poderem ver o lado cultural, musical, e eles estão curtindo bastante, já visitaram também os animais empalhados, vieram pra biblioteca, pintaram e desenharam", disse a professora Jecylene Melo de Oliveira Souza, do 3º ano ano D da Escola Municipal Ascendino de Almeida, localizada no Pitimbu.

A professora Maria de Lurdes de Amorim, da Escola Municipal Emília Ramos, localizada no bairro de Cidade Nova, comentou que 30 alunos participaram no evento e era uma forma de incentivá-los a um futuro, ter opção e escolherem a ter uma carreira profissional nas Forças Armadas, como por exemplo a Marinha. "Os alunos viram os pelotãos mirins e já ficaram interessados, querendo saber como podiam participar, então isso é um grande incentivo."

Entre os alunos que participaram do projeto Pelotão da Cidadania, alguns ficaram encantados com a exibição dos integrantes da Marinha do Brasil. A aluna da Escola Municipal Ascendino de Almeida, Melissa Fernandes da Silva Santos, sete anos, da turma de 3º ano, disse que achou muito interessante as apresentações. "Gostei muito dos soldados fazendo movimentos com as armas e das músicas das bandas e achei legal também ficar na biblioteca, gosto muito de pintar, desenhar e amo ler e escrever."

Já o aluno do 5º ano da Escola Municipal Emília Ramos, Benício da Fonseca Campos Galvão, 10 anos, comentou que achou bonitas as músicas das bandas e ficou muito admirado com a destreza dos soldados na exibição da Ordem Unida Silenciosa. "Eles são muito bons, acho que treinaram muito para fazer isso."

As professoras e assessoras pedagógicas do projeto Pelotão da Cidadania, Marluce Cavalcanti e Izabelita Fernandes, acompanharam as escolas na visita ao Parque da Cidade. "A aula de campo foi um sucesso, porque os alunos interagiram e demonstraram interesse no aprendizado", afirmou Marluce.

Lenium - Criar site de notícias