21°C 28°C
Natal, RN
Publicidade

30 anos depois, 1º recorde mundial da natação brasileira por equipes reúne atletas em Santos

Teo Laborne e Fernando Scherer “Xuxa” se reencontrarão em 4/07

02/07/2023 às 19h09
Por: Adrovando Claro Fonte: Malu Marcoccia
Compartilhe:
Xuxa e Gustavo
Xuxa e Gustavo

O primeiro recorde mundial da natação brasileira por equipes de piscina curta no revezamento 4x100 completa 30 anos no próximo mês. Em 7 de julho de 1993, Teo Laborne, Gustavo Borges, Fernando Scherer (Xuxa) e José Carlos Júnior conquistaram o feito no Clube Internacional de Regatas (Santos-SP), no Troféu José Finkel.

No final daquele mesmo ano, os quatro jovens foram campeões mundiais em Palma de Mallorca, Espanha. Para não deixar passar em branco o aniversário dessa conquista, evento de comemoração está programado para 4 de julho no mesmo local em que o recorde foi quebrado em 1993. 

Afogamento de crianças

No mesmo dia haverá o lançamento do Instituto Teo Laborne, que tem como foco crianças e jovens em vulnerabilidade social. Além de promover esporte e cultura, a entidade vai criar medidas e campanhas para diminuir os números de afogamentos nessa faixa etária. De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), os afogamentos são a principal causa de óbitos entre crianças de 1 a 4 anos de idade.

“Quando descobri a gravidade do problema, entendi que deveria ajudar a reduzir esses dados preocupantes. Não só pela minha experiência como atleta de Natação, mas como pai e cidadão. Nossos projetos buscam gerar uma alfabetização aquática, uma forma de tratarmos o esporte não só como gerador de qualidade de vida, mas também como questão de sobrevivência”, declara Laborne.

Evento comemorativo

Além do lançamento do Instituto Teo Laborne, os quatro nadadores recordistas mundiais farão uma ação social com equipes juvenis e integrantes de projetos socioeducativos locais.  Será uma data comemorativa para fomentar o esporte brasileiro - em especial a Natação - e chamar a sociedade para questões pouco tratadas pelo poder público, como as mortes por afogamento. 

 

Data: 4 de julho de 2023

Horário: 9h30

Endereço: Clube Internacional de Regatas - Av. Alm. Saldanha da Gama, 5 - Ponta da Praia, Santos – SP

 

 

Lenium - Criar site de notícias