Estudantes do Colégio Porto viveram uma experiência enriquecedora. Eles passaram uma manhã com crianças em situação de vulnerabilidade social que são acolhidas pela Ong Educar Golandim, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. A ação, chamada de Projeto Farol, faz parte da disciplina eletiva de Criação Social, do Novo Ensino Médio, e tem como foco a construção e a realização de projetos por meio de uma análise da realidade social.
De acordo com a professora Liliane Bezerra, que ministra a disciplina, o objetivo é fazer uma intervenção e criar soluções a curto prazo para a melhoria da vida em sociedade. “Além de promover reflexões acerca do contexto social brasileiro e mundial, trabalhando assim o olhar sensível, a proatividade, a humanidade, o voluntariado e a empatia. Promovendo para o nosso aluno uma experiência pedagógica, dialógica e social”, complementou.
A ação contou com alunos da 1ª e 2ª séries do ensino médio. Os estudantes do Colégio Porto fizeram uma grande arrecadação de materiais escolares para a montagem de kits individuais de estudo, assim como também materiais de suporte para os professores voluntários da ONG. A atividade também contou com arrecadação de livros para a biblioteca da organização, que cuida de 40 crianças. “A arrecadação foi feita por toda a escola, entre as turmas do Fundamental II e o Ensino Médio. Os alunos passaram de sala em sala pedindo doações e dividiram entre as turmas os itens pedidos”, explicou Liliane.
Durante a manhã, os estudantes promoveram uma oficina de arte – com base no itinerário formativo de História da Arte - uma gincana de esportes e lazer, além de lanche coletivo e das doações dos kits com materiais escolares. “Assim como um farol em um mar escuro, o projeto busca iluminar o futuro de crianças em situação de vulnerabilidade social. Nossa missão é elucidar suas jornadas de modo significativo e incentivar o voluntariado entre os jovens”, reforçou a professora.
No próximo semestre tem mais Projeto Farol. A cada etapa do ensino será adotada uma causa social para ser debatida e transformada em ação. Para a orientadora pedagógica do Colégio Porto, Kennia Ísis, o projeto está em sintonia com a metodologia de ensino da escola, que estimula o protagonismo dos estudantes, o pensamento crítico e reflexivo e a capacidade de leitura do mundo. “É uma maneira de formar uma consciência e uma a responsabilidade em relação a si, aos outros e à sociedade. É uma forma de estimular atitudes cooperativas e propositivas para o enfrentamento dos desafios da comunidade, do mundo e da sociedade em geral, alicerçadas no conhecimento e na inovação”, observou.