Por Augusto César Gomes(GE/RN)
Jogadora da seleção brasileira e do Real Madrid, a defensora Antonia Silva agora é Cidadã Natalense. Ela recebeu a homenagem na Casa de Apostas Arena das Dunas, em Natal. A proposição foi da vereadora Brisa Bracchi (PT). O dia foi ainda mais especial para a atleta potiguar por ter sido convocada pelo técnico Arthur Elias para a disputa da Copa América Feminina 2025.
Nascida em Riacho de Santana, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, Antonia agradeceu a lembrança e a responsabilidade.
- É uma honra para mim, mas também um peso. Eu estou levando o nome de uma cidade como Natal, que tem muitas pessoas que inspiram no esporte. Fico muito feliz e honrada por esta homenagem. Com certeza, além da minha cidade, Riacho de Santana, quero levar o nome de Natal para o mundo inteiro - falou.
Campeã da Copa América de 2022 e medalha de preta nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Antonia comemorou o retorno à Seleção.
- Tudo que eu fiz no esporte foi pensando em estar representando a seleção brasileira. Toda dedicação que tenho todos os dias faz jus à convocação. Acho que tudo vale a pena. É continuar esse trabalho. Sempre foi meu sonho representar o Brasil. Fico muito feliz em ter tido o título da Copa América, a medalha das Olimpíadas, e quero continuar buscando mais, e fazer mais história ainda pela seleção brasileira - declarou.
A lateral e zagueira também vibra com este momento de renovação da seleção brasileira e sonha também com o título da Copa do Mundo de 2027, que será disputada no Brasil.
- É um Brasil com muita empolgação. É um Brasil que vem renovando. Sempre falo que no nosso país tem inúmeras atletas com muito talento e só falta a oportunidade, e graças a Deus, está chegando para essas meninas. A gente tem a Priscila, daqui de Natal, que vinha tendo oportunidade na Seleção, e infelizmente machucou. Que o Brasil continue criando talentos. O objetivo é agora a Copa América e logo depois a Copa do Mundo no Brasil, e que o título fique aqui mesmo - concluiu.
Homenagem
Durante o evento, Antonia atendeu fãs para fotos e exibiu a medalha de prata de Paris. A vereadora Brisa Bracchi justificou a homenagem ao enaltecer a carreira da jogadora potiguar e o papel dela para inspirar mais meninas de todo o país.
- Se há algo em comum entre o lugar que eu estou e o lugar que Antonia está, é que nós estamos em lugares que historicamente nunca foram das mulheres. A política nunca foi um espaço para as mulheres e o futebol também não. Então, se nós estamos aqui hoje, se Antonia é uma jogadora de futebol, se eu, se Samanda (Alves) são parlamentares da Câmara Municipal de Natal, é porque houve muita luta para dizer que lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na política, no futebol ou em qualquer outro lugar. As mulheres não podiam votar e foi justamente com a luta das mulheres que nós conquistamos o direito ao voto e o de sermos votadas. E as mulheres, por um certo período, também não podiam jogar futebol. O futebol feminino chegou a ser proibido no Brasil e demorou muito para que ele voltasse, que ele fosse descriminalizado e fosse de fato regulamentado - contou.
Mín. 22° Máx. 28°