O Herbário Parque das Dunas (RN), em Natal, recebeu um importante reforço para suas atividades, graças aos novos investimentos resultantes da parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) "Herbário Virtual da Flora e dos Fungos", uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em julho, o Herbário foi equipado com um freezer para conservação de materiais, além de uma estação fotográfica e uma câmera, que irão contribuir para o avanço das pesquisas e a divulgação do acervo.
Vinculado ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), o Herbário, em parceria com o INCT, tem como objetivo acelerar o processo de herborização, digitalização e divulgação do material através da rede SpeciesLink. Essa plataforma digital promove o acesso livre e aberto a dados, informações e ferramentas, facilitando a pesquisa, a educação e a formulação de políticas voltadas para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade.
A iniciativa do INCT, também, tem proporcionado ao Herbário Parque das Dunas uma bolsa de apoio técnico, fundamental para a conservação, organização e digitalização dos exemplares, que agora têm seus dados disponíveis on-line.
O botânico Alan Roque explica que um herbário é uma coleção de plantas secas e preservadas, acompanhadas por informações detalhadas sobre localização, habitat e características morfológicas. Essa coleção serve como um registro permanente da biodiversidade local, permitindo que pesquisadores identifiquem as espécies presentes na área. “Nosso Herbário conta hoje com aproximadamente 10 mil amostras de plantas. O diferencial é que estamos no processo de inventariar principalmente as Unidades Estaduais de Conservação do Rio Grande do Norte, geridas pelo Idema”, destacou Alan Roque.
Além disso, as coleções de herbários são recursos valiosos para a educação ambiental. Museus e centros de visitantes em Unidades de Conservação podem exibir parte dessas coleções, ajudando a sensibilizar o público sobre a riqueza da biodiversidade local e a importância da conservação.
Herbário Parque das Dunas (RN)
Durante a década de 1980, logo após a criação do Parque Estadual Dunas de Natal, deu-se início a um levantamento florístico, buscando elencar a flora local e prestar subsídios ao projeto paisagístico realizado pela equipe de Burle Marx para a até então recente construção da Via Costeira. Esse trabalho foi pioneiro para a botânica do Rio Grande do Norte, tornando-se o primeiro levantamento florístico do estado e resultando na criação do Herbário Parque das Dunas, que também viria ser a primeira coleção de material botânico do RN.
Desde o ano de 2010, ampliaram-se as demandas do Herbário Parque das Dunas, que além de abrigar e atualizar a coleção de plantas da Unidade, passou a receber as coleções de todas as UC’s administradas pelo Idema e coleções de vários municípios do estado, dando suporte ao conhecimento da Flora do Rio Grande do Norte.
Em 2018, o Herbário Parque das Dunas foi indexado pelo INDEX HERBARIORUM do New York Botanical Gardens e ganhou o acrônimo RN, passando a ser conhecido como Herbário Parque das Dunas ou Herbário RN. Também faz parte do catálogo da Rede Brasileira de Herbários da Sociedade Botânica do Brasil.
Os dados de sua coleção estão disponibilizados através do site JABOT do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e está disponível para pesquisadores de todo o mundo. Além deste, o acervo também pode ser acessado pelo SpeciesLink, mantido pelo INCT por meio do endereço virtual http://inct.splink.org.br
“O Herbário RN, dado o seu pioneirismo, é de extrema importância para o estado do Rio Grande do Norte, por possuir valor histórico, científico e por conter relevantes dados sobre a Flora do RN, ainda tão pouco estudada”, finalizou o botânico Alan Roque.
O INCT “Herbário Virtual da Flora e dos Fungos”
Aprovado em 2008, o INCT-Herbário Virtual teve as suas atividades iniciadas em 2009. Desde então, vem contribuindo para a formação de recursos humanos e para ampliação e divulgação do conhecimento sobre as algas, fungos e plantas coletados no Brasil e depositados em herbários do país e do exterior.
O INCT - Herbário Virtual realizou intenso e extenso trabalho em rede, congregando mais de 100 herbários de todos os Estados do país, seus curadores, técnicos e pesquisadores, além de 21 herbários do exterior. Suas ações foram fundamentais para o avanço do conhecimento sobre a biodiversidade brasileira e a disponibilização de mais de 5,5 milhões de registros e 1,5 milhão de imagens de plantas e fungos. Contribuíram para a formação de recursos humanos na área de biodiversidade, especialmente em taxonomia de plantas e fungos neotropicais, e para a gestão de coleções que documentam a biodiversidade brasileira.
Mín. 21° Máx. 28°