21°C 27°C
Natal, RN
Publicidade

Após quase 10 anos, Arena das Dunas inicia em substituição do seu gramado

Gramado que recebeu os jogos da Copa do Mundo Fifa 2014 será substituído por tipo com genética mais moderna e 100% adequada para a prática do futebol e eventos

29/12/2023 às 17h17
Por: Adrovando Claro Fonte: Diogo Pedroza
Compartilhe:
Após quase 10 anos, Arena das Dunas inicia em substituição do seu gramado

Prezando sempre pelos mais altos padrões de excelência, a Arena das Dunas, depois de quase 10 anos de uso, dá início à substituição de seu gramado. Homens e máquinas já começaram o trabalho de remoção total do atual gramado e de descompactação, drenagem e nivelamento do solo, para iniciar, logo em seguida - a partir da próxima semana -, a implantação de 9.000m2 da nova grama para a temporada de 2024.

 

            De acordo com Mateus Cunha, gerente de operações da Arena das Dunas, embora ainda apresentasse boas condições de uso, o gramado vinha demandando cada vez mais cuidados e manutenções periódicas. “Devido ao seu longo tempo de uso, nosso gramado apresentava um desgaste natural que vinha exigindo uma manutenção cada vez mais frequente e rigorosa, pois vinha tendo, gradativamente, uma recuperação mais lenta e se tornando obsoleto em alguns sentidos, entre eles, pelo fato de o mercado não mais dispor de material de reposição”, afirma.

 

            A troca do gramado tem previsão de estar finalizada até o final da primeira quinzena de janeiro. Além da troca, está sendo feito também um meticuloso trabalho de revisão profunda no solo. A atual grama será substituída pelo modelo “Celebration”, considerada por especialistas o melhor tipo de grama voltada para a prática do futebol, criada com características genéticas específicas para o uso em gramados com fins esportivos. É a grama utilizada nas principais arenas brasileiras, como Maracanã, Mineirão, Morumbi, entre outras.

 

            Importada dos Estados Unidos e cultivada no Rio Grande do Norte, mais precisamente no município de Touros, a grama “Celebration” possui vários diferenciais quando comparada com o gramado atual. “Com uma densidade e compactação muito maior que a grama tipo Bermuda (modelo usado anteriormente na Arena), o que representa, na prática, maior resistência e um alto índice de crescimento e regeneração, teremos um gramado com alta capacidade de recuperação aos danos causados pelo uso contínuo e uma excelente superfície de jogo, conforme observado nas principais arenas do Brasil”, disse Mateus Cunha.

 

            A Arena das Dunas realiza mais de 50 atividades no campo por ano – uma média de 30 partidas de futebol e cerca de 25 eventos  –, alcançando, em alguns meses, sua capacidade máxima de realização de eventos no gramado. “À medida que a as exigências e as demandas das Arenas vão aumentando, as empresas de desenvolvimento e cultivo de grama vão buscando soluções e, no momento, a grama Celebration – pela sua qualidade e capacidade de regeneração –, é a que melhor se adequa às nossas necessidades, e nos dará, em um futuro próximo, capacidade de entregar um gramado com mais qualidade nos jogos pós-eventos”, garante Mateus.

 

            Outro fator que contribui para que seja mantida a alta qualidade do gramado é o clima. “O sol e a temperatura da nossa região ajudam bastante a manter a alta qualidade e prolongar a vida útil do gramado. Somos uma das últimas arenas da Copa de 2014 a realizar 100% de substituição da sua grama. Isso se deve ao fato de termos sol em abundância e a uma minuciosa manutenção periódica. Principalmente por esses fatores, conseguimos por quase uma década atender a todos os níveis de exigências  - de compactação, drenagem e densidade – e performance da CBF –”, afirma.

 

            O novo gramado será fornecido pela Itograss, responsável pelo fornecimento de grama para sete estádios da Copa do Mundo Fifa 2014 e que contribuiu para o plantio do gramado de duas arenas da copa do Qatar. Já a implantação, será realizada por uma equipe de funcionários fixos da Arena das Dunas especialistas em gramado e conta ainda com o auxílio da consultoria a World Sports – que atua na área de implantação e fornecimento de produtos e serviços aos principais clubes, estádios e organizações de futebol do Brasil, América do Sul e Estados Unidos.

 

 

Lenium - Criar site de notícias